domingo, 4 de julho de 2010

II Encontro de formação



A Arquidiocese da Paraíba nas figuras do Arcebispo Dom Aldo e do Pe. José Carlos promovem o II Encontro de Formação da Pastoral Catequética, que tem como objetivo dar continuidade ao I Encontro de formação. Encontros esses que tem grande importância para nós catequistas que buscamos uma nova forma de passar Cristo as crianças, jovens/adolescentes e adultos. Para isso, foram convidados o Pe. Antonio Lelo e Abadias Aparecida que irão tratar dos temas:

“Formação Catequética - Iniciação Cristã”;

“Metodologia e Didática para o Processo Catecumenal: como fazer?”;

e “Plano de Formação Permanente do Catequista”.

O encontro será realizado nos dias: 16, 17 e 18 de Julho.


Abaixo a programação



Dia: 16 de julho (sexta-feira):

Das 8h30 às 12h: Encontro do Clero com Pe. Lelo, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição.

Das 14h às 20h: II Encontro de Formação da Pastoral Catequética, na FUNAD (Rua Orestes Lisboa, s/n. Conjunto Pedro Gondim (ao lado da Justiça Federal), em João Pessoa.

Dia: 17 de julho (sábado):

Das 8h às 20h: continuação do II Encontro de Formação da Pastoral Catequética.

Dia: 18 de julho (domingo):

Das 8h às 12h: término do II Encontro de Formação da Pastoral Catequética.

O encontro é destinado aos catequistas que atuam na Pastoral da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). Há um limite de 3 pessoas por Paróquia. As inscrições terminam no dia 5 de julho e devem ser feitas no Centro Pastoral Mosteiro de São Bento (em frente à Catedral Basílica de Nossa Senhora nas Neves).

Valor do investimento: R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para as Regiões: Centro, Praia Norte, Praia Sul, Conjuntos e Urbana Sul e R$ 20,00 (vinte reais) para as Regiões: Litoral, Agreste, Várzea e Vale do Mamanguape.

Mais informações: Pe. José Carlos (3247-5850 / 9982-5850), Terezinha (9918-9355) ou Bernadete (8738-1967 / 3213-0630). E-mail: bernadetesmedeiros@hotmail.com

Fonte: Pascom(Pastoral da Comunicação)





3 comentários:

  1. Metodologia e Didática para o Processo Catecumenal.
    .
    É preciso bastantes estudo. E digo mais, devemos estudar até a exaustão, tbm conversarmos com Padres, Diáconos, seminaristas, catequistas mais experientes, ministros e etc. Para q fiquemos realmente abastecidos do máximo de conhecimento sobre o caminho catecumenal. Sou catequista da Pastoral da Crisma da Paróquia São Francisco de Assis na cidade de João Pessoa PB(acabo de concluir meu primeiro ano como catequista) e ainda estou engatinhando, fazendo as leituras recomendadas por Padre Lelo e Abadias Aparecida. .
    É preciso primeiro aprender o caminho catecumenal para então confrontar esse novo conhecimento na prática e discussões com a comunidade paroquiana e os diversos grupos atuantes na Igreja para expor a eficácia deste método de catequese.
    .
    Pra que também não caíamos em desvios de alguns setores da RCC e muito menos na TERRÍVEL HERESIA CHAMADA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO!
    .
    Estou bastante ansioso para provar a eficácia desta Catequese Renovada, o que exigirá uma ótima formação de minha parte, para então em caso de sucesso ou fracasso não haja nenhuma desculpa. Vamos confrontar a Catequese Renovada no dia-a-dia pois creio q Deus não escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos.
    .
    Com as bênção da Santíssima Trindade busquemos a verdadeira capacitação!
    .
    Anizio Filho

    ResponderExcluir
  2. Precisamos colocar o bloco na rua.... como bem disse D. Aldo... coragem, audacia, precisamos deixar os paradimas e assumir um novo jeito de se fazer catequese. Sabemos que toda mudança é difícil... mas é preciso dar o primeiro passo...
    Fomops capazes de trocar a máquina de datilografia por computador... tb seremos capazes de mudar a metodologia catequética. É preciso antes de tudo experimentar... fazer o caminho da catequese em estilo catecumenal, só assim poderemos caminhar com os nossos catequizando. O caminho se faz caminhando.

    Magnólia - Paróquia São Pedro Pescador - Manaira

    ResponderExcluir
  3. Olá, irmãos em Cristo!



    Abaixo uma convocação enviada pela equipe diocesana para todos os catequistas.

    Local: Seminário Diocesano, no Castelo Branco.

    Lanche: Será partilhado... se organizar por praóquia... bolo, biscoistos, refrigerantes ou sucos...

    E o mais importante... o espírito de unidade e alegria da galera...



    DIVULGUEM NAS PAROQUIAS...





    DÚVIDAS 8899-0509(MAGNOLIA

    ATÉ LÁ

    FIQUEM COM DEUS





    CONVOCAÇÃO CATEQUÉTICA

    – TEMA; CATEQUESE E BÍBLIA



    Programação



    7:30 – Recepção



    8:30 – Acolhida das Regiões e Oração – Pe José Carlos




    9:00 – Abertura – Fala do Pe. Texto base: Jonas : Conversão e Missão



    10:00 – Lanche



    10:30 – Respostas às perguntas sobre o texto base



    11:00 – apresentação ( teatro, Dança, musical, coral )



    11;30 - Missa de Encerramento



    12:30 - Encerramento


    Grande abraço
    Bernadete

    ResponderExcluir

Seguidores