segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fotos do II Encontro de Formação

Abadias Aparecida

Pe. Zé Carlos

Pe. Antonio Lelo


Grupo de Catequistas

MAIS FOTOS? Basta clicar: http://www.4shared.com/photo/RpfpDNBY/100_6948.html


Quem possuir fotos do encontro, mande para o email semanadecatequese@gmail.com e nós colocaremos aqui! Obrigado a todos que participaram deste encontro.

4 comentários:

  1. Metodologia e Didática para o Processo Catecumenal.
    .
    É preciso bastante estudo. E digo mais, devemos estudar até a exaustão, tbm conversarmos com Padres, Diáconos, seminaristas, catequistas mais experientes, ministros e etc. Para q fiquemos realmente abastecidos do máximo de conhecimento sobre o caminho catecumenal.
    Sou catequista da Pastoral da Crisma da Paróquia São Francisco de Assis na cidade de João Pessoa PB(acabo de concluir meu primeiro ano como catequista) e ainda estou engatinhando, fazendo as leituras recomendadas por Padre Lelo e Abadias Aparecida.
    .
    É preciso primeiro aprender o caminho catecumenal para então confrontar esse novo conhecimento na prática e discussões com a comunidade paroquiana e os diversos grupos atuantes na Igreja para expor a eficácia deste método de catequese.
    .
    Pra que também não caiamos em desvios de alguns setores da RCC e muito menos na TERRÍVEL HERESIA CHAMADA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO!
    .
    Estou bastante ansioso para provar a eficácia desta Catequese Renovada, o que exigirá uma ótima formação de minha parte, para então em caso de sucesso ou fracasso não haja nenhuma desculpa.
    .
    Vamos confrontar a Catequese Renovada no dia-a-dia pois creio q Deus não escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos.
    .
    Com as bênção da Santíssima Trindade busquemos a verdadeira capacitação!
    .
    Anizio Filho - Paróquia São Francisco de Assis

    ResponderExcluir
  2. Toda mudança exige tempo. Minha mãe foi catequizada num tempo em que havia perguntas e respostas prontas sobre quem era Deus, a Igreja. Eu já fui de um tempo em que havia aula de catequese, com professora de catequese, mas já foi um grande avanço. Quando entrei, junto a minha mãe na pastoral da catequese há um bocado de anos, estava iniciando uma catequese renovada, onde a vida da criança, sua realidade, sua comunidade, os problemas de sua família também faziam parte dos encontros.Uma vitória, a meu ver.
    Hoje não estou mais na pastoral mas acompanho de perto, pois minha mãe é da coordenação da Sagrada Família. Este fim de semana ela ficou empolgadíssima com as mudanças propostas. Sabemos que não vai ser fácil pois é uma proposta que exige dedicação de quem quer ser catequista. É preciso entender que a catequese não é para os que gostam de crianças ou para os que não tem mais o que fazer na igreja e entram na pastoral como um hobbie é uma responsabilidade porque junto às famílias(pelo menos é esta a intenção)estamos formando as novas gerações de cristãos católicos, os cidadãos e cidadãs que estarão construindo o reino de Deus aqui na terra também.
    Espero poder contribuir com a minha comunidade nesta caminhada.


    Cecília Sena - Comunidade Sagrada família
    Paróquia de Cristo Rei

    p.: HERESIA, Anísio?

    ResponderExcluir
  3. P.: HERESIA, Anizio?
    .
    RESPOSTA: HERESIA SIM!
    Basicamente por negar a própria essência da Religião, que é a ação sobrenatural (acima das possibilidades da natureza humana) da graça de Deus na Redenção do homem. A Redenção é reduzida a uma melhoria social, conquistada pela luta natural, os Sacramentos são vistos como símbolos naturais de algo igualmente natural, e não como sinais visíveis e eficazes de uma realidade sobrenatural, etc.
    .
    Isto é tornado ainda mais grave pelo fato de ser usado um vocabulário católico para expressar idéias contrárias à Religião, usando de "libertação" para falar de reorganização social igualitária, "pecado" para falar de estruturas sociais de classe, "teologia" para falar de sociologia, "evangelização" para falar de agit-prop ("agitação e propaganda", nome da seção de um partido comunista encarregada de difundir o marxismo), etc.
    .
    O Papa CONDENOU: Graças a Deus, porém, Sua Santidade o Papa João Paulo II, sob a maternal proteção da Santíssima Virgem Maria de Czestochowa, Destruidora do Comunismo, está conseguindo acabar com esta heresia na América Latina. Provavelmente meus netos irão estudar esta heresia como uma nota de pé de pagina nos livros de História da Igreja, algo como: "Teologia da Libertação: heresia materialista, espécie de ressurgência marxista do Sillon, que grassou por pouco tempo na América Latina. Cf.: Sillon, João Paulo II".
    .
    Paz e Bem Cecília!

    ResponderExcluir
  4. Paz e Bem amigo!

    Isso dá pano pra manga. Vou deixar pra conversarmos mais pessoalmente. Mas continuo acreditando no que lhe digo.

    ResponderExcluir

Seguidores