sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Primeira Semana de Catequese

A Primeira semana de Catequese Arquidiocesana da Paraíba teve início no dia primeiro de fevereiro (01/02) e término no dia quatro (04/02) com a proposta de apresentação de uma catequese renovada, por isso o tema escolhido para essa semana de catequese foi: Metodologia Catecumenal para uma nova Iniciação Cristã. Para essa semana o convidado a palestrar foi o Pe. Antonio Francisco Lelo, escritor pela Paulinas, ele dedica seu trabalho a mostrar a importância dessa "Iniciação Cristã" que envolve os sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia. Foram trabalhados diversos temas como: O que o Documento de Aparecida expressa sobre a catequese. Mas antes o Pe. Lelo nos mostrou o contexto histórico da igreja antiga. Que através do catecumenato, a Iniciação na fé era mais estruturada. A partir disso, que os primeiros cristãos se integravam a comunidade, dessa forma passou a haver a tradição desses ensinamentos através da santa palavra e de orações (passando de pai para filho (a)), momento em que a cristandade estava em seu ápice.

A partir de então se criou a ideia da teoria da prosperidade, onde a fé trás benefícios para si mesmo (cura, libertação, sucesso nos negócios e etc), nesse sentido perde a gratuidade do amor, negando a cruz do Senhor. Para isso é necessário entender que não basta acreditar em Deus, mas viver em Deus, reconhecendo que ele é necessário em sua vida, que você necessita da presença do Senhor em você.
Assim o catequista hoje deve promover sua fé. Mas para isso é preciso que ele a conheça, se fundando na palavra, utilizando do seu próprio testemunho de vida e fé. Por isso a tamanha importância da catequese e dos sacramentos. Assim a Catequese é capaz de catequizar de forma plena. Tanto os pais, como os filhos. O necessário para a comunidade se estruturar é isso, se revestindo com palavra que é a armadura do Cristão. Fazendo com que Jesus esteja em você “todo dia, toda hora e cada vez mais...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores