· Igreja Antiga – até o século V – geração dos primeiros cristãos
o NT não oferece um modelo explícito de iniciação ( cf. AT 2,38);
o Comunidade dos primeiros séculos elaborou um longo itinerário conhecido como catecumenato;
o Os cristãos eram chamados à conversão, a serem batizados, receber o Espírito Santo e formar comunidades;
o Pedro apresenta passos pela pregação, pelo anúncio, conversão e fé, a igreja vai desdobrando ao longo do tempo;
o Comunidades pequenas, eram minoria na sociedade;
o Perseverantes na fé, oração, partilha do pão, se amavam;
o Ser cristão se destoava do contexto;
o Tinham grande identidade, era convictos, a força da fé causava diferença;
o A Igreja tornou-se Oficial – Igreja Oficial do Império Romano
o Grande influência em massa dos adultos para receber o batismo;
o Não tinham convicções, recebiam o batismo para ocupar cargos públicos, cristão por conveniência.
o Desaparece o catecumenato como processo iniciático da fé;
o Sociedade já estava impregnada dos princípios e práticas cristãs;
o Pessoas nasciam dentro do clima cristão;
o A fé era iniciada pelo convívio do dia-a-dia;
o Ausência de algumas verdades da fé;
o Ser cristão não era opção pessoal;
o Ser cristão era uma questão de pertença a uma família, a um grupo.
o Marca a aliança Igreja-Estado (altar/trono);
o Cristianismo religião Oficial;
o Toda a sociedade é tida como cristã;
o Religiosidade tradicional, fé por tradição, transmitida de pai para filho;
o Batismo, condição para ser considerado gente;
o Comunicação virtual e a tecnologia vieram mudar costumes e relações;
o DAP n° 44 – atravessando mudança de época;
o Pluralismo religioso – características diferentes da cristandade;
o Na mesma família, diversidades de opiniões;
o A fé não é mais transmitida pela família, é opcional;
o A fé fragmentada, algo momentâneo;
o Tecnologia muda transforma os costumes, as relações;
o Tempo corre diferente, as distancias diminuem, tudo fica mais acelerado;
o Subjetivismo – opções sobre a fé se multiplicam;
o Ser cristão é uma escolha
o Teologia da prosperidade
o Fé em benefício próprio (cura, libertação, sucesso nos negócios, poder êxito, milagres;
o Nega a cruz de Cristo;
o Ignora a vida eterna;
o Atribui os males ao tentador;
o Perde o sentido da gratuidade, do amor
o Identidade, convicção, amadurecimento na fé.
o DAP n° 287 – Iniciação cristã pobre e fragmentada aponta urgência de assumir o processo de evangelização. Pede revisão profunda de nossa prática eclesial;
o DNC, n° 37 – Catequese não é apenas um verniz, um cursinho de admissão da igreja, é um processo de itinerário exigente, prolongado, de compreensão vital, de acolhimento de grandes segredos da fé.
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