domingo, 7 de fevereiro de 2010

3° Dia: Temas

O catecumenato é menor que a iniciação cristã; para haver iniciação é necessário catequese e os três sacramentos; pode ser praticado na catequese das diversas idades – Batismo de crianças, Eucaristia e Crisma; é um tempo marcado por grandes celebrações, é a fase mais longa de todo o processo de iniciação à vida cristã, o conteúdo, ou seja; os dois pilares são a história da salvação e do Creio, é marcado por encontros orantes, exorcismos menores e bênçãos, encontrados no RICA, pela busca da conversão, é uma grupo de partilha e de vivência.

• DAP n. 299 – Elementos do catecumenato – A experiência do catecumenato alimenta-se no encontro, no cultivo da amizade com Cristo, pela oração, no pareço pela celebração litúrgica, na experiência comunitária e no compromisso apostólico, mediante um serviço aos demais;

• DAP n. 291 – Ser discípulo é dom destinado a crescer. A iniciação cristã dá possibilidade a uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento a Cristo.

• No primeiro domingo da quaresma é feita a celebração da inscrição do nome, daqueles considerados maduros na fé, são inscritos e serão apresentados os que vão ser eleitos, cf. pág. 24 do livro Catequese com estilo Catecumenal. O objetivo da celebração é envolver a comunidade, para viver o mistério de Deus na própria vida.

• Terminado a estudo sobre o tempo do catecumenato, passou-se a refletir o tempo de purificação e iluminação, ou seja; o terceiro tempo do processo de iniciação cristã, que acontece nos quarenta dias da quaresma, é o tempo preparatório para receber os sacramentos, é marcado pela pelo cultivo da vida interior, pela purificação dos corações, pelo aprofundamento da conversão, pelo exame de consciência e pela penitência. São próprios deste tempo, os escrutínios que se realizam no 3°, 4° e 5° domingos da quaresma.

• Subimos mais um degrau e chegamos no tempo da Mistagogia. Mistagogia significa “ser introduzido no mistério”, no plano salvífico e Deus de salvar o mundo em Cristo (cf. Ef 1-3-13). É o último tempo da iniciação, nele se obtém o conhecimento mais completo dos mistérios, de aprofundar a experiência proporcionada pelos sacramentos. O tempo Pascal é o tempo da mistagogia. Durante este tempo os Neófitos, ou seja; os recém iniciados na fé ou recém batizados, ajudados pela comunidade de fiéis, por meio da experiência do Evangelho, da catequese, dos sacramentos e do exercício da caridade, aprofundam os mistérios celebrados e a sua participação na comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores